top of page

Ana Lavrador -----------

 

 

 

 

 

 

 

 

António Covas --------

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

José Castro ------------

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

José Herdade ----------

 

 

 

 

 

 

 

Mª de Belém Freitas -  

 

 

 

 

 

 

 

Marta Santos --------- 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Teresa Lúcio Sales ---  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Teresa Pinto Correia -

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

António Manuel Alhinho Covas (1953) é Licenciado em Economia, Pós-graduado em Economia Europeia pela Universidade Católica, Doutorado em Assuntos Europeus pela Universidade Livre de Bruxelas e Agregado em Relações Económicas Internacionais e Assuntos Europeus, pela Universidade de Évora. Foi Vice-reitor da Universidade de Évora e foi assessor do Ministro da Agricultura entre 1995 e 1999.Atualmente é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e Investigador do Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações (CIEO).

É autor de inúmeras obras sobre temática europeia e desenvolvimento regional. Foi ainda promotor do Projeto Querença, uma iniciativa de resgate territorial, de territórios em estado crítico, gravemente atingidos por processos de desertificação e abandono dos seus capitais, (natural, produtivo e social) e cada vez mais próximos de limiares de irreversibilidade de desenvolvimento.

Ana Luísa Figueiredo  da Silva Lavrador é licenciada em Geografia e mestre em Geografia Física e Ambiente, pelo Centro de Estudos Geográficos, atual Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em Artes e Técnicas da Paisagem, na Universidade de Évora, em 2008. É professora e formadora de professores.

O interesse pela temática da paisagem e o reconhecimento da sua importância como valor identitário e patrimonial, nomeadamente no âmbito das regiões vitivinícolas, bem com a preocupação em dar um contributo útil à comunidade, explicam a colaboração em projetos de investigação, a participação em seminários e conferências e a publicação de livros e de artigos em revistas científicas, nacionais e internacionais.

Maria de Belém Costa Freitas professora auxiliar com Agregação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve. Investigadora do Centro para os Recursos Biológicos e Alimentos Mediterrânicos (MeditBio) a sua atividade científica tem-se centrado desde sempre na área do planeamento agrícola, na política agrícola e suas consequências sobre o território rural, particularmente tendo em conta a evolução da Política Agrícola Comunitária, que se tornou uma política menos sectorial e mais territorial.

Começou há cerca de 6 anos a praticar regularmente pedestrianismo principalmente em Portugal.
Aderiu ao Projeto 4P - Percorrer a Pé o Perímetro de Portugal – em 2009.

José Herdade Eng. reformado da PT, desenvolveu a sua atividade profissional sempre em empresas de telecomunicações, executando ou coordenando projetos de construção e instalação de Cabos Submarinos nacionais e internacionais.

Há cerca de 20 anos começou a praticar regularmente montanhismo e pedestrianismo, em Portugal e noutros países, tendo escalado os picos mais altos da Península Ibérica e vários cumes de altitude superior a 5.000 metros. 

Em 2007 arrancou com o Projecto 4P - Percorrer a Pé o Perímetro de Portugal - tendo participado em todas as etapas do mesmo.

Maria Teresa Ferraz Lúcio de Sales licenciada em Arquitetura Paisagista pela Universidade de Évora, Pós-graduação em Ordenación Rural en Función del Médio Ambiente pelo Instituto Agronómico e Mediterrâneo de Zaragoza, Doutorada em Gestão Interdisciplinar da Paisagem, pela Universidade de Évora, é atualmente Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve.

Desenvolveu diversos trabalhos de Arquitetura Paisagista, essencialmente na área de projeto, em instituições públicas e privadas, quer como técnica dessas instituições quer como profissional liberal, tendo coordenado diversos trabalhos e equipas multidisciplinares. Colaborou com o Instituto Politécnico de Bragança e com a Universidade de Évora em cursos de mestrado.

Desenvolve a sua investigação na área da paisagem rural, qualidade visual da paisagem, participação pública, projeto de paisagem e percursos de paisagem.

Maria Teresa Amado Pinto Correia (1962). Licenciada em Geografia pela Universidade Clássica de Lisboa. Mestre em Ciências do Ambiente (Mestrado Europeu), opção Gestão do Ambiente, Bélgica. Doutorada em Geografia pela Universidade de Copenhague, com equivalência ao Doutoramento em Ecologia da Paisagem pela Universidade de Évora, em 1993. Esteve 11 anos fora, entre Luxemburgo, Bélgica e Dinamarca e regressou a Portugal em 1996. Atualmente é Professora Auxiliar com Agregação no departamento de Paisagem Ambiente e Ordenamento, na Universidade de Évora. Foi a 1ª Presidente da Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem, 1999-2002, membro da direção 2002-2005, presidente de novo, desde 2008. É membro do Conselho da Associação Europeia de Ecologia da Paisagem.

Na Universidade de Évora, Presidente do Conselho de Departamento entre 2002-2005. Membro estrangeiro da academia sueca de agricultura e floresta.

Investigação nas áreas da dinâmica e gestão da paisagem rural, relações entre agricultura e paisagem, multifuncionalidade da paisagem, interligações entre os sistemas de uso do solo e as funções não produtivas da paisagem, os processos de transição no espaço rural, políticas e decisões de gestão, e relações dos decisores e dos utilizadores com a paisagem. Colaboração e coordenação de vários projetos e estudos nacionais e europeus na área da paisagem rural, sua caracterização e avaliação, transformações, transições e gestão. Desde 2003, coordena o grupo de investigação dynamo (dynamics and management of rural landscape), um grupo interdisciplinar de investigação aplicada sobre a paisagem rural. Desde 2007 coordena o grupo de investigação mais alargado, em Paisagens e Ecossistemas Mediterrânicos, do Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM), Universidade de Évora, sendo atualmente presidente do ICAAM.

José Manuel Correia dos Santos Ferreira de Castro é Licenciado em Engenharia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1988), Mestre em Planeamento Rural pelo Instituto Agronómico e Mediterrâneo de Zaragoza (Espanha, 1996), Mestre em Arquitetura Paisagista pela Universidade do Porto (2012), Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade de Alcalá (Espanha, 2005). Atualmente é Professor Adjunto do Instituto Politécnico de Bragança, Professor Convidado da Universidade Internacional da Andalucía (Espanha), tem participado em inúmeros cursos, conferências e congressos.

A sua investigação centra-se na ecologia da paisagem e agroecologia, planeamento e projeto de áreas florestais peri-urbanas e turismo e recreio e natureza. É autor de inúmeras publicações em revistas nacionais e internacionais, e, neste momento é Consultor Internacional da FAO no Projeto Urban and Peri-Urban Forestry (Cabo Verde).

Marta da Silva Rodrigues dos Santos é licenciada em Arquitetura (FAUL 2001), pós-graduada em Património Cultural Imaterial (ULHT 2012) e mestre em Reabilitação da Arquitectura e Núcleos Urbanos (FAUL 2012), cujos trabalhos incluíram o Projecto de Investigação FCT LIMECONTECH - "Conservation and durability of historical renders: compatible materials and techniques", desenvolvido no Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Atualmente é Doutoranda em Arquitectura, Conservação e Restauro (FAUL – CIAUD), bolseira de investigação pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Integrou as equipas do Gabinete Técnico de Apoio às Aldeias do Barlavento e do Sotavento, do Projecto Metodologias de Intervenção e Técnicas de Reabilitação (Município Albufeira e CCDR Algarve) e Museu Municipal de Tavira. Tem-se dedicado à interpretação e investigação da paisagem cultural, da arquitetura vernácula e do património arquitetónico da região do Algarve.

 

bottom of page